sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Desigualdades entre homens e mulheres - Sociologia


Oi pessoal, tudo bem?

Encontrei essas postagens, espero que sejam úteis

Imagens sociológicas: a desigualdade entre homens e mulheres

Pedi aos alunos do 12º E para escolherem uma imagem e escreverem um breve texto com uma explicação sociológica. Eis os trabalhos da Brígida Martins, nº 4, da Diana Silva, nº9, e da Jacinta Rocha, a quem agradeço.
I
submissão à mulher
A discriminação sexual é um assunto que levanta polémica há várias décadas e que ainda assim não assentou por completo. Talvez um dia na nossa sociedade se consiga uma situação de igualdade entre homens e mulheres. Há sinais de que essa mudança social está de facto a acontecer e um dia todas as mulheres saberão impor realmente a sua igualdade perante os homens. Igualdade e não uma mera inversão de posições, como se vê nesta irónica imagem.

Brígida Martins

II

braço de ferro entre homem e mulher
A situação da mulher no trabalho foi sempre inferior à do homem.
Normalmente aos homens atribuem-se cargos mais elevados e funções de maior responsabilidade, ligadas a desempenhos menos rotineiros e aos quais correspondem melhores renumerações.
No caso das mulheres, um dos maiores obstáculos à sua progressão profissional é a maternidade, por esse motivo actualmente, a maior parte das mulheres tende a optar por uma maternidade mais tardia para poderem evoluir profissionalmente, de modo a poderem trabalhar em empregos renumerados fora de casa.
Embora, as funções tradicionalmente atribuídas aos homens tenham tendência para se abrir cada vez mais à mulheres, o que é certo é que ainda hoje existem diferenças muito significativas, não só a nível profissional mas também a nível social e político.
Diana Silva
III

senhora idosa fumando

Ao longo das últimas décadas, o papel da mulher tem sofrido uma grande evolução. Passou de doméstica e dona de casa a uma mulher mais autónoma e capaz de assegurar e reivindicar os seus direitos enquanto cidadã, procurando igualdade em relação aos homens na forma de estar, nos hábitos, na carreira profissional, entre outros aspectos.
A ideia de que “as mulheres só se querem na cozinha” foi mudando dia após dia. Começaram a frequentar locais públicos que antes eram unicamente frequentados por homens, como os cafés, clubes, etc. Passaram a conhecer novas formas de estar e até novos vícios, como o tabaco e o álcool.
As mulheres progrediram de tal forma que, nos dias de hoje, algumas ocupam os melhores cargos profissionais no mercado de trabalho, onde antigamente sofriam uma enorme discriminação, ainda que muitas delas fossem melhor qualificadas.
No entanto, ainda precisam de acontecer mais mudanças até se alcançar a igualdade.
Jacinta Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário