quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atividades Atmosfera e Clima 1° ano EM

CLIMA – FATORES, DINÂMICA, CLIMAS DO MUNDO E DO BRASIL

VESTIBULAR 2011

(PUC-RIO)

01- DESERTOS: Domínios que cobrem 2/9 da superfície continental da Terra

Fonte: google.imagens.com.br

Compreende-se hoje que os desertos são domínios morfoclimáticos fundamentais para o equilíbrio ecológico do planeta.

a) Nos desertos existe alta amplitude térmica diária, explique por que isso ocorre e qual fator climático está associado.
  



02- (UNIOESTE) Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.
II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.
III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.
IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.
V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.
b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.
c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.
d) Apenas a afirmativa III está incorreta.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

03- (UNEMAT) É um clima controlado por massas de ar equatoriais e tropicais, é muito quente, com pequenas amplitudes térmicas e chuvas abundantes na maior parte do ano.

Assinale a alternativa que identifica o clima e o local de ocorrência.

a) Tropical Continental - Cuiabá.
b) Equatorial seco - Rio Branco.
c) Tropical semi-úmido - Ilhéus.
d) Tropical semi-árido - Teresina.
e) Equatorial úmido - Boa Vista.



04- UNIOESTE) Com base nas areas destacadas na figura abaixo, considere as afirmativas e assinale a alternativa correta.


I. Correspondem as regioes cuja combinacao de chuvas e temperaturas elevadas admite uma intensa biodiversidade e exploracao vegetal.
II. Sao regioes de clima temperado em que predominam as florestas de Taiga.
III. Correspondem as regioes em que, independentemente da latitude e da estacao do ano, ocorrem as menores temperaturas medias anuais da America do Sul, devido aos fatores altitude e latitude.
IV. Sao regioes caracterizadas por indices pluviometricos acima de 1500mm anuais devido a forte influencia da massa equatorial continental.
V. Correspondem as regioes semi-aridas e aridas da America do Sul.

a) Apenas as afirmativas I, II e IV estao corretas.
b) Apenas a afirmativa III esta correta.
c) Apenas as afirmativas III e V estao corretas.
d) Nenhuma das alternativas esta correta.
e) Apenas a afirmativa V esta correta.

05- (PUC-PR) Monumentos históricos e outras construções são atingidos pela _______________________, fenômeno que ocorre especialmente nas grandes cidades, nas quais existe grande concentração de indústrias e veículos automotores ou ainda onde se localizam usinas termoelétricas.

A lacuna acima é CORRETAMENTE preenchida com:

a) Inversão térmica.
b) Aurora boreal.
c) Chuva ácida.
d) Cinzas vulcânicas.
e) Enchentes de outono.



06- (MACK) Foi da junção de duas palavras gregas, Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado a estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a Atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. A Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera e, é nela, que os principais fenômenos meteorológicos ocorrem, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.
II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na Termosfera. Formada a cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, nocivos à vida. Porém sabemos que, devido à emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.
III. A Mesosfera se estende da Estratosfera a até aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.
IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.

Estão corretas

a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

07- (UECE) Assinale a afirmação INCORRETA sobre o semi-árido brasileiro.

a) Sob o ponto de vista geoambiental, além das vulnerabilidades climáticas, grande parte dos solos encontra-se degradada.
b) Os processos de uso da terra têm induzido à degradação dos solos, da biodiversidade e da perda da produtividade da agricultura tradicional.
c) A disponibilidade de água não é mais um fator crítico, pois, com a construção de grandes açudes, atende-se plenamente à população e às atividades que ela pratica.
d) O fator limitante mais importante para a vida humana e animal e para as atividades produtivas agropecuárias é a escassez de recursos hídricos.

08- (UNICAMP simulado 2011) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causar determinadas doenças como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo. Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doenças ao respirar o ar poluído dos grandes centros.
Durante todo o ano essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam mais acentuadas.

(Adaptado de Jornal do Estado, Curitiba, 01/06/2009.)

Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilita a ocorrência de problemas respiratórios, pois

a) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes nas partes altas da cidade.
b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximo da superfície do solo.
c) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte central da cidade, se comparado à periferia, o que concentra os poluentes.
d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca a concentração de poluentes próximos da superfície do solo.

09- (UFT) O gráfico abaixo apresenta as características das temperaturas e precipitações médias mensais que ocorrem durante o ano em determinada localidade. Analise-o e assinale a alternativa CORRETA que representa uma capital de estado do Brasil com essas características de clima:


Fonte: Almeida e Rigolin, 2007

a) João Pessoa
b) Manaus
c) Curitiba
d) Campo Grande
e) Recife


10- (UFLA)

TEXTO 1
MG: SECA MATOU 120 MIL CABEÇAS DE GADO

17 de novembro de 2007

A seca que castiga a região norte de Minas Gerais, há mais de oito meses, já provocou a morte de pelo
menos 120 mil cabeças de gado. Para tentar socorrer aos pecuaristas, a Sociedade Rural da cidade de Montes Claros enviou, nesta semana, um ofício aos governos federal e estadual no qual pede providências para minimizar prejuízos causados pela estiagem.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2082633-EI306,00.html

TEXTO 2
EXCLUSIVO: SECA EM MG DEVASTA CAFEZAIS E DESOLA PRODUTORES QUE ESPERAVAM
APROVEITAR A TENDÊNCIA DE BONS PREÇOS

Publicado em 3/9/2010

Há 60 dias não há registro de chuva nas regiões cafeeiras da parte sul de Minas Gerais e, além de desesperadora para os produtores, é desalentadora para as lavouras que somam ao acentuado prejuízo da seca o esqueletamento das plantas, ou seja, resta ao cafeicultor decepar as árvores.

http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=74495

Assinale a alternativa CORRETA:

a) Os textos 1 e 2 referem-se a regiões de clima tropical.
b) Os textos 1 e 2 referem-se a regiões de clima semiárido.
c) O texto 1 refere-se a regiões de clima equatorial.
d) O texto 2 refere-se a regiões de clima subtropical.

11- (UFLA) As colunas abaixo apresentam elementos climáticos e fatores climáticos. Associe as duas colunas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) 2 – 1 – 1 – 2 – 2
b) 1 – 1 – 2 – 1 – 1
c) 2 – 2 – 1 – 1 – 1
d) 1 – 2 – 1 – 2 – 2

12- (UFRN) Uma importante característica dos tipos de clima do Brasil é a predominância da tropicalidade, que decorre da localização da maior parte do seu território na chamada “zona intertropical do Planeta”. A influência de determinados fatores, como altitude, latitude, continentalidade, maritimidade e massas de ar, interfere na configuração de diferentes índices de temperatura, umidade e precipitação.

Observe os climogramas a seguir:


A partir dos climogramas e das características climáticas existentes no Brasil, é correto afirmar que:

a) o climograma 1 refere-se ao clima equatorial úmido, que abrange a maior parte da Amazônia e apresenta temperaturas elevadas e chuvas bem distribuídas durante o ano.
b) o climograma 2 diz respeito ao clima tropical litorâneo úmido, que predomina no Nordeste e apresenta elevadas temperaturas e precipitações pluviométricas irregulares.
c) o climograma 1 refere-se ao clima tropical, que abrange a Região Centro-Oeste, caracterizando-se pelos elevados índices de precipitação e baixas temperaturas.
d) o climograma 2 diz respeito ao clima subtropical úmido, que prevalece na Região Sul, caracterizando-se pela irregularidade das chuvas e altas temperaturas.

13- (UFRN) No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.

O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,

a) efeito estufa.
b) ilhas de calor.
c) inversão térmica.
d) chuva ácida.


14- (UEPB) Observe os pluviogramas abaixo. Neles os índices pluviométricos estão representados pelas colunas, enquanto que a variação de temperatura é representada pela linha. Com base na leitura dos gráficos, identifique as respectivas descrições feitas dos mesmos.


( ) Clima semiárido com chuvas de verão e outono. Apresenta baixo índice pluviométrico e baixa amplitude térmica com temperaturas elevadas durante todo o ano.
( ) Clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante todo o ano e alta amplitude térmica, com verões quentes e invernos frios.
( ) Clima equatorial, com chuvas abundantes e temperaturas elevadas durante todo o ano, não apresenta estação seca.
( ) Clima tropical litorâneo sob a influência dos alísios, com chuvas abundantes no inverno, estação na qual as temperaturas elevadas declinam.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

a) 4 3 2 1
b) 3 4 2 1
c) 3 1 2 4
d) 3 4 1 2
e) 1 2 4 3

15- (UEPB) Associe os fenômenos climáticos citados na coluna 1 às suas respectivas características descritas na coluna 2.

Coluna 1

(1) El Niño
(2) Circulação geral da atmosfera
(3) Monções
(4) Alísios
(5) Contra-alísios

Coluna 2

( ) Ventos que se deslocam das áreas de alta pressão localizadas nos trópicos para as zonas de baixa pressão do Equador. Tais ventos são de nordeste no hemisfério norte e de sudeste no hemisfério sul; na sua zona de convergência são responsáveis pelos maiores índices pluviométricos do planeta.
( ) Mecanismo global proveniente do aquecimento desigual da superfície terrestre através do qual o calor é distribuído pelo planeta e possibilita a formação das grandes zonas climática.
( ) Ventos secos que perderam umidade e se aqueceram na zona equatorial, de onde retornam aos trópicos, latitude na qual contribuem para a formação da maioria dos grandes desertos do planeta.
( ) Aquecimento das águas do Pacífico Sul, de causas ainda não conhecidas, com consequências globais ao provocar seca em algumas regiões do planeta e precipitações excessivas em outras.
( ) Ventos sazonais que mudam de direção em função da alternância entre as áreas de alta e de baixa pressão atmosférica (continental e oceânica) e definem uma estaçã seca e outra chuvosa em grandes regiões tropicais e subtropicais do planeta.

A sequência correta da enumeração é

a) 4 2 5 1 3
b) 3 2 1 5 4
c) 2 1 3 5 4
d) 5 2 4 1 3
e) 1 3 2 4 5


16- (GVSP) A Lei do Clima, uma lei ambiental municipal de São Paulo recentemente aprovada, previa, entre outras ações, que, a cada ano, 10% da frota de ônibus passasse a utilizar biocombustíveis (etanol ou biodiesel) em substituição aos movidos a combustíveis fósseis. No entanto, os novos ônibus adquiridos pela Prefeitura, desde então, continuam sendo movidos a diesel, (Folha de S. Paulo, 16/06/2010, p.C1), o que afeta o meio ambiente e a sociedade de diferentes formas.

Assinale a alternativa que não descreve uma consequência da queima de combustíveis fósseis.
a) Chuva ácida
b) Efeito estufa
c) Poluição atmosférica
d) Doenças respiratórias
e) Inversão térmica

17- (UNICAMP) Com relação à fruticultura na região do Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro, é correto afirmar que

a) a região tem terras férteis e adequadas à fruticultura graças à inserção de projetos irrigáveis, o que compensa o clima seco e o alto índice de insolação durante a maior parte do ano.
b) a região tem clima úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, característica favorável à fruticultura.
c) a região é importante produtora de frutas, mas não foi possível implantar a vitinicultura, apesar de várias tentativas, porque a cultura não se adapta ao clima.
d) os maiores produtores de frutas tropicais da região e do país encontram-se em polos agroindustriais dos municípios pernambucanos de Juazeiro e Petrolina.



18- (UERJ)

As chuvas de monções são fenômenos naturais que acontecem de forma recorrente no Paquistão e em seus países vizinhos.
Aponte o continente e a atividade econômica mais afetada por esse fenômeno.

Resposta:
a)     América do Sul, Agricultura
b)    Europa, Indústria
c)     África, Agricultura
d)    Ásia, Agricultura
e)     Oceania, turismo

19- (UFAL) A imagem de satélite a seguir mostra a ação de um importante sistema atmosférico que age sobre o Brasil e que está indicado pela seta. Assinale-o.



a) Convergência Intertropical
b) Ciclone Extratropical
c) Massa Equatorial Continental
d) Frente Polar Atlântica
e) Onda de Leste.

20- (FEI) Analise os climogramas a seguir que apresentam as médias mensais de pluviosidade e temperatura do ar atmosférico de três cidades da América do Sul:


Os diferentes tipos climáticos identificados pelos climogramas números I,II e III, correspondem, respectivamente, a:

(I) (II) (III)

a) Manaus, Santigo do Chile e Curitiba.
b) Lima, Manaus e Curitiba.
c) Fortaleza, Buenos Aires e Curitiba.
d) Cuiabá, Curitiba e Porto Alegre.
e) São Paulo, Lima e Caracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário